FSC – Garantindo boas práticas florestais

DESAFIO DA EMPRESA

Os consumidores, empresas e entidades públicas exigem mais e mais garantias que as árvores colhidas e produtos de madeira sejam provenientes de fontes bem manejadas. A certificação em sistema FSC® (Forest Stewardship Council) permite diferenciar produtos de madeiras provenientes da gestão de florestas responsáveis, que oferece um valor agregado.

Este esquema baseia-se tanto em desenvolvimento sustentável e nos princípios de boas práticas aplicadas ao manejo florestal e no princípio de rastreabilidade aplicado à comercialização e processamento em empresas que utilizam produtos de madeiras das florestas certificadas.


SOLUÇÃO

O que é a certificação FSC?

The Forest Stewardship Council (FSC®) é uma Organização Não Governamental (ONG) independente criada em 1993 por ONG’s ambientalistas, silvicultores, indígenas e organismos de certificação representando 25 países. Ele se destaca como um dos grupos mais reconhecidos mundialmente na promoção de normas de certificação florestal.

A certificação FSC® é baseada em duas soluções:

Certificação de Manejo Florestal (FM – Forest Management), para as empresas que gerenciam recursos florestais;
Certificação de Cadeia de Custódia (Chain of Custody), para as empresas que utilizam produtos florestais (ou seja, fabricantes de móveis, editoras, indústria de celulose, gráficas, e todos os produtos de madeira…) para atestar a rastreabilidade da origem da madeira.

Quais são os principais benefícios?

– Aumento da confiança dos consumidores;
– Garantir um melhor acesso aos seus mercados por meio de forte diferenciação;
– Proteger os recursos florestais;
– Melhorar a imagem da empresa.


PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Experiência – Com 80.000 clientes em mais de 100 países, emitindo mais de 100.000 certificados, o Bureau Veritas Certification é o organismo de certificação na liderança mundial.

Reconhecimento – Acreditado globalmente noForest Stewardship Council(FSC®); Acreditado em vários paísespelo Program for Endoserment of Forest Certification(PEFC) no qual os mais famosos sistemas são: Brasileiro, Canadense, Americano e Europeu (CERFLOR, CSA, SFI, PEFC,…).

Rede – 5.700 auditores altamente qualificados com uma vasta experiência que é reconhecida por mais de 35 organismos de acreditações nacionais e internacionais.

Conhecimento do Negócio – Uma equipe de auditores altamente qualificados forma a rede mundial do Bureau Veritas Certification para os serviços na área de indústria florestal. Isto inclui engenheiros florestais e técnicos que compreendem a complexa natureza do meio-ambiente, aspectos técnicos e sociais no gerenciamento de florestas.

Marca de Reconhecimento Global – A Marca do Bureau Veritas Certification é um símbolo mundialmente reconhecido de compromisso constante de sua organização com a excelência, sustentabilidade e confiabilidade.


FAQ

Como promover minha certificação?

O Forest Stewardship Council(FSC®) concede as empresas certificadas o uso das marcas de certificação FSC® mundialmente conhecidas em materiais promocionais e em produtos certificados, demonstrando visivelmente a cadeia de fornecimento e consumidores o cumprimento nas normas florestais.


Por que pedir uma certificação FSC®?

A certificação FSC® é a primeira reconhecida em gestão florestal e acompanhamento de produtos de madeira. Esta é também uma forma de demonstrar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, que dá a sua empresa uma vantagem sobre os concorrentes e no fim melhora a imagem da sua empresa e do sistema de gestão.


Quanto tempo e dinheiro são necessários para esta certificação?

Os custos da certificação dependem do tamanho, complexidade e organização da sua empresa. Entre o pedido formal e a emissão do certificado pode levar de algumas semanas a alguns meses, mas um representante do Bureau Veritas Certification poderá lhe fornecer detalhes em relação à situação única da sua empresa.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Clique aqui para visualizar os novos solicitantes de propostas.
Clique aqui para visualizar os dados dos certificados.
Clique aqui para visualizar as normas FSC.


Arquivos para download