PBQP-H – Construção Civil – Programa Brasileiro de qualidade e Produtividade do Habitat

DESAFIO DA EMPRESA

A exigência crescente do mercado e o aumento da competitividade tornam cada vez mais importante a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil. Nesse contexto, o PBQP-H propõe-se a organizaro setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade e da modernização produtiva, gerando um ambiente de igualdade competitiva. Para isso, o Programa conta com a participação ativa dos segmentos da cadeia produtiva, agregando esforços na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para redução do déficit habitacional no país.A busca por linhas de financiamento na Construção Civil é uma constante do setor, o Programa não se vale de novas linhas de financiamento, mas procura estimular o uso eficiente dos recursos existentes, oriundos de diferentes fontes (OGU, FGTS, Poupança etc.) e aplicados por diferentes entidades (CAIXA, BNDES, FINEP, SEBRAE, SENAI, etc.). Por outro lado, o Programa conta com grande contrapartida privada, sendo os recursos do Governo Federal destinados basicamente paracusteio, estruturação de novos projetos e divulgação.


SOLUÇÃO

O Bureau Veritas Certification é credenciado pelo INMETRO para conduzir as auditorias do PBQP-H.

O que é PBPQ-H?
O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.
O PBQP-H segue o regimento do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras de Construção Civil). O SiAC tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9001.
O PBQP-H é divido em quatro níveis de Qualidade: D, C, B e A. A organização pode optar pela certificação de um dos níveis, sendo que a diferença entre eles é a quantidade de requisitos que devem ser cumpridos, variando do D, uma declaração de adesão simplificada, até o nível A, que abrange o atendimento, e a certificação, a todos os requisitos do programa.

Quais são os principais benefícios?
– Melhores Práticas de Qualidade na Construção Civil;
– Maior facilidade para obtenção de linhas de crédito, com taxas atrativas, para obras de construção civil;

PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Rede – 5.700 auditores qualificados que operam em mais de 100 países oferecem uma combinação única de experiência internacional e local prestando serviços consistentes onde quer que nossos clientes estejam;

Experiência – Nossos auditores possuem amplo conhecimento de setores específicos da indústria, regulamentos locais, mercados e de idioma que lhes permite oferecer soluções adaptadas às suas necessidades;

Reconhecimento – O Bureau Veritas Certification é reconhecido pelo INMETRO para a condução de Auditorias do PBQP-H;

Marca de Reconhecimento Global – A Marca do Bureau Veritas Certification é um símbolo mundialmente reconhecido de compromisso constante de sua organização com a excelência, sustentabilidade e confiabilidade.


FAQ

A mesma empresa pode ter a ISO 9001 e o PBQP-H?
Sim. O PQBP-H é um programa que se aplica às empresas da construção civil e que abrange no nível A, o mais completo, além dos requisitos da ISO 9001 itens específicos para o setor da construção. É muito comum as empresas que buscam a certificação no nível A também solicitarem a certificação na norma ISO 9001, embora não haja essa obrigatoriedade.O Bureau Veritas pode atendê-los através da realização de uma auditoria integrada proporcionando uma maior eficiência, consistência e otimização da auditoria.

Para obter a certificação a empresa deve ter obras em andamento?

No processo de certificação a empresa deve demonstrar o cumprimento dos requisitos do Regimento, os quais muitos só podem ser verificados com obras em execução. Sendo assim, para certificação nos níveis A, B e C é necessário que a empresa tenha pelo menos 1 obra em andamento


Arquivos para Download