ISO 14064 e GHG PROTOCOL – Controlar e reduzir suas emissões de gases do efeito estufa

DESAFIO DA EMPRESA

As questões relacionadas a mudanças climáticas estão cada vez mais na agenda da sociedade e das grandes organizações. Os impactos do aumento da temperatura global são notórios, tais como: enchentes, estiagens, aumentos do nível do mar. As empresas necessitam mensurar, controlar e reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.

O Bureau Veritas Certification oferece o serviço de Verificações Independentes de Inventários de Emissões.


SOLUÇÃO

O que são a ISO 14064 e o GHG Protocol?

A ISO 14064 é um padrão internacional relacionado a Gestão de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), aplicável a qualquer organização de todos os tipos de atividades e setores, baseada nos seguintes princípios de gestão:

– Relevância: As fontes, sumidouros e reservatórios de GEE, dados e metodologias relevantes são selecionados apropriadamente ao uso pretendido.
– Abrangência/Integridade: Todas as emissões e as remoções relevantes de GEE cobertas pelo inventário são incluídas e qualquer exclusão é justificada.
– Consistência: As metodologias utilizadas são consistentes e aderentes as metodologias reconhecidas, permitindo comparações significativas das emissões e remoções ao longo do tempo.
– Transparência: Informações suficientes e apropriadas são reveladas de modo a permitir a tomada de decisão com razoável confiança;
– Exatidão: As tendências e incertezas são reduzidas até onde praticável, para assegurar que a quantificação das emissões e remoções de GEE não esteja distante dos valores reais e que os eventuais erros e incertezas na determinação de emissões e remoções sejam previamente conhecidos.

O GHG Protocol é uma ferramenta, reconhecida internacionalmente, para contabilização das Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), aplicável a qualquer organização de todos os tipos de atividades e setores. Este protocolo segue os mesmos princípios da ISO 14064.


PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Rede: 5.700 auditores qualificados que operam em mais de 100 países oferecem uma combinação única de experiência internacional e local prestando serviços consistentes onde quer que nossos clientes estejam;

Experiência: Na área de GEE temos acumulado experiência em validação e verificação de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), estando credenciado pelo Comitê Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudança climática como Entidade Operacional Designada, para validar potenciais projetos de MDL. Especificamente relacionados à atividade de Verificação de Inventários de GEE, o Bureau Veritas Certification dispõe de grande experiência alinhada com os princípios, recomendações e requisitos do governo do Reino Unido para verificação anual de emissões de GEE para o EU/ ETS – European Emission Trading Scheme, bem como do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development e do WRI – World Resources Institute, tendo realizado verificações de inventários de emissão no Brasil e no exterior;

Reconhecimento: O Bureau Veritas Certification é reconhecido por mais de 40 organismos de acreditações internacionais e nacionais em todo o mundo;

Marca de Reconhecimento Global: A Marca do Bureau Veritas Certification é um símbolo mundialmente reconhecido de compromisso constante de sua organização com a excelência, sustentabilidade e confiabilidade.


Arquivos para download