RESPONSIBLE SOURCING – SMETA e AIM PROGRESS – Para permitir e promover práticas de aquisição responsável na cadeia de fornecimento

DESAFIO DA EMPRESA

Grandes marcas reunidas em um fórum global chamado AIM Progress que busca promover a aquisição responsável, a fim de melhorar a eficiência e eficácia das avaliações de fornecedores e reduzir a duplicidade de avaliações.

Os fornecedores são encorajados a compartilhar o relatório de auditoria a pedido dessas empresas ou através da plataforma SEDEX (Supplier Ethical Data Exchange), que promove uma troca segura de dados entre fornecedores e seus clientes.

O AIM Progress é baseado em 4 pilares:
– Normas Trabalhistas;
– Saúde e Segurança;
– Gestão Ambiental;
– Integridade dos Negócios.


SOLUÇÃO

O que o Bureau Veritas oferece?

Seleção de Auditores – Uma seleção criteriosa de auditores é utilizada para garantir que o serviço será realizado por auditores qualificados e competentes.

Avaliação de Riscos – De forma a qualificar o fornecedor e auxilia-lo em seu desenvolvimento, nossos auditores destacam as boas práticas, assim como as observações e não conformidades durante a avaliação e na entrega de um relatório completo.

Simplicidade – O Bureau Veritas presta aos seus parceiros o apoio necessário para cumprir com todas as exigências durante todo o processo: desde a obtenção do número de registro no SEDEX através do preenchimento do “Questionário de Auto Avaliação” (SAQ), até o carregamento do relatório de auditoria na plataforma SEDEX.

Experiência e Conhecimento – Nós trabalhamos no suporte ao varejo, marcas e sua cadeia de suprimento.

Melhoria no desempenho da fábrica – Melhoria contínua guiando os sistemas da qualidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos manufaturados.

Aplicações tecnológicas – Suporte efetivo no cumprimento e gestão do programa.


O que significa AIM Progress?

O nome AIM Progress é uma sigla para:
AIMAssociation des Industries de Marque/ European Brand Association; e
PROGRESSPROGramme for RESponsible Sourcing

Quais são os principais benefícios?
– Eficiência de custos;
– Fortalecimento do relacionamento com o varejo;
– Aumento da transparência;
– Reforço da confiança do cliente;
– Produção alinhada;
– Processo de melhoria contínua;
– Minimização dos riscos significativos;
– Controle efetivo dos processos internos e minimização dos riscos de falhas;
– Membro ativo do Sedex Associate Auditor Group (AAG).


PORQUE ESCOLHER O BUREAU VERITAS?

Reconhecimento – A rede mundial de certificação e inspeção do Bureau Veritas foi escolhida como um dos avaliadores de terceira parte do AIM Progress.

Expertise – Usando auditores experientes dos campos de atuação do SMETA, Normas Trabalhistas (SA 8000), Saúde e Segurança (OHSAS 18001), Integridade de Negócios e Meio Ambiente (ISO 14001). O Bureau Veritas pode auxiliar cada participante da cadeia de fornecimento a obter conformidade com os requisitos do AIM Progress.

Rede – Nós operamos em mais de 100 países. Esta presença global significa que nossos clientes podem receber uma dupla vantagem: experiência internacional combinada com um profundo conhecimento local (cultura, idioma, leis, costumes, etc) garantindo uma auditoria de alta qualidade.


FAQ

O que é uma avaliação de segunda parte?

A avaliação de segunda parte é uma auditoria realizada por uma organização independente. Ela qualifica fornecedores e fabricantes e auxilia no controle da cadeia de suprimentos.


Por que eu deveria realizar auditorias de fornecedores?

Ter um conhecimento profundo dos fornecedores é a chave para controlar a sua cadeia de fornecimento. As empresas membros do AIM Progress têm alta expectativa à Responsabilidade Social Corporativa, incluindo aquisições responsáveis, e necessitam:
– Evitar situações tais como atendimento baixo às normas trabalhistas em suas cadeias de fornecimento;
– Tomar medidas ativas para reduzir riscos;
– Ser eficiente e eficaz ao implementar tais medidas.

O Bureau Veritas tem experiência em auditoria de AIM Progress?

Mais de 6.000 auditorias de fornecedores já foram realizadas em todo o mundo.

Quais são as etapas da auditoria de AIM Progress?

Reunião de Abertura – explicar o objetivo, norma e requisitos da auditoria; confirmar disponibilidade dos documentos requeridos.

Inspeção nas Instalações – avaliar as condições de trabalho e, se aplicável, de moradia; selecionar colaboradores para as entrevistas individuais.

Revisão da Documentação – revisar folhas de pagamento (horas trabalhadas e outros requisitos) e registros de pessoal; documentos relacionados ao Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Integridade dos Negócios.

Entrevistas 1 – entrevistas individuais ou em grupo relacionadas aos requisitos de avaliação.

Entrevistas 2 – entrevista com gestores sobre qualquer situação identificada na revisão documental;

Preparação do Relatório – consolidação dos resultados de auditoria e preparação dos documentos “Planos de Ação Corretiva” e “Relatório Resumido de Auditoria”, conforme Guia de Boas Práticas do SEDEX.

Reunião de Encerramento – comunicar e explicar qualquer gestão pendente ou questões como a gestão da fábrica.